18/01/2005

Cartas, mails, mensagens e afins...

Hoje em dia, os miudos (e nós tantas vezes) mandam as suas doces (ou duras) palavras por SMS, elas voam a uma velocidade hilariante e só param quando chegam ao destinatário. Eficaz, sem duvida.
As mensagens que mandamos vão sempre incompletas (não vos parece?) Limitam-nos as palavras a uns quantos caracteres que temos de respeitar para não pagar um balúrdio. Ás vezes apetece-nos dizer tanta coisa, mas não cabe tudo e dizemos só o essencial. Só que o essencial nunca é suficiente.
A sms é assim a maneira facil de dizer amo-te. Mandam-se beijos em forma de asteriscos (deve ser para poupar caracteres). Diz-se ola e adeus numa frase só. Repito é uma forma mais fácil de comunicação. Mas não perdem, assim, as palavras o seu valor?

Os mais crescidos que tem sempre mais qualquer coisa a dizer, e não gostam de limites, usam o tão conhecido email. Chega quase em tempo real. É de graça. E tem a vantagem de se poder anexar fotografias e documentos. Pode se considerar então um email uma sms com anexos e sem limites de palavras... Parece-me ainda mais vantajoso. Eficaz, fácil, prático. (Só não dá milhões!!! pelo menos ainda)

A típica carta, escrita a mão, com a nossa letra a marcar o ritmo, morreu há muito tempo. Afinal de contas que vantagens teria escrever a alguem? O incomodo de sair de casa para ir aos correios, pagar o selo, e saber que o destinatario só a iria ler passado alguns dias... Parece realmente que a carta morreu já a algum tempo. Afinal de contas receber os emails, as mensagens são quase o receber uma carta quando acaba de ser escrita. Mas falta-lhe a letra, o cheiro, a irregularidade de quem a escreve.

Digam-me, por favor, que voces ainda se lembram de receber uma carta e de lhe sentir o cheiro, digam-me que ainda se lembram de pintar os labios para os marcar no final da folha. Lembram-se ainda de não perceberem uma parte importantissima da carta porque a letra estava borratada ou simplesmente por que a ortografia era terrivel.
Eu lembro-me... E tenho saudades...

A verdade é que mais uma vez vos deixo com as minhas palavras, mas sem o meu cheiro sem a irregularidade da minha letra. Aqui é mais fácil escrever. É mais fácil fazer delete e começar de novo. Repito, mais fácil, talvez menos importante.
Mas foi esta a forma que encontrarmos para nos mantermos juntos, sem nos conhecermos, num anonimato engraçado que nos tira a importancia...


Tenho pena de terem matado as cartas...

2 comentários:

  1. Ora e em que boa hora veio este teu post... passa no Quebra Vozes e lê o que escrevi... Ontem escrevi uma carta e fiz um post sobre isso! Coincidências... se é que as há!
    É de facto estranho como matamos as coisas! Tenho várias caixas com cartas trocadas com amigos e familiares... agora tenho mails na minha caixa eletrónica! Tecnologias!!!
    Também tenho saudades, e alguma tristza de se perderem coisas tão cheias de sentimento...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. eu também tenho saudades... tantas saudades... :))

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails